Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Take us to Bruges

Take us to Bruges

21
Dez11

...

Maria

Bom dia a todos,

 

Escrevo-vos porque, à semelhança, do que se passou há seis meses, queria partilhar convosco e que soubessem em primeira mão como vão as coisas por aqui. Depois de ter trabalhado arduamente no recenseamento eleitoral e ter passado por experiencias mirabolantes neste longínquo Timor Leste onde tudo falta e a realidade e tão diferente de todas aquelas que já conheci, eis que se aproximam as eleições. Iremos ter eleições Presidenciais em Marco (já vamos com 8 candidatos à Presidência da Republica) e eleições para o Parlamento Nacional em Junho (para 65 lugares no Parlamento já temos 23 – sim leram bem, 23 – partidos candidatos às eleições. Posto isto, recebi há 3 semanas uma proposta por parte das Nações Unidas para continuar a minha colaboração como voluntaria por mais seis meses.

 

Se é um facto que, para quem gosta de trabalhar em eleições, como é o meu caso, o ponto alto e mais estimulante deste trabalho está para chegar, a verdade é que também não faço questão de me desviar dos propósitos iniciais do meu projecto: ir estudar um ano para Bruges. Na vida por muito bom que seja o momento que estejamos a viver e por muito gratificante que seja a experiência e até potenciadora de futuras oportunidades, convém não esquecer que findas as eleições, toda a minha gente volta para casa. Por isso ponderei. Na tomada de decisão pesou o facto de bolsas de estudo concedidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, à semelhança do que sempre aconteceu todos anos, nem vê-las. E se era certo e seguro que todos os anos o prazo de candidatura às bolsas começava sempre no princípio de Novembro e terminava a 15 de Janeiro, este ano o site continua em branco (como podem ver: http://www.mne.gov.pt/mne/pt/Bolsas.htm) e embora já tenha tentado contactar o MNE a informação que me deram é a de que, em princípio, se pensa que as bolsas irão continuar a ser concedidas, sim, que está para breve, mas a verdade e que bolsas nem vê-las.

 

Ora as candidaturas ao colégio para 2012 estão prestes a terminar. Terminam dia 15 de Janeiro próximo: http://www.coleurop.be/template.asp?pagename=admisintro e a questão e tão-somente uma: não vale a pena estar a apostar numa candidatura quando sei que do ponto de vista financeiro não estão reunidas as condições (e este é logo um dos requisites do Colégio, saber se em caso de admissão há condições, ou não, para pagar). Acresce que esperar mais um ano também não é dramático atendendo ao trabalho que neste momento estou a desenvolver e que poderá ser uma mais-valia numa futura candidatura.

 

Em suma, decidi, depois de obtida a autorização do sitio onde trabalho em Portugal, ficar mais seis meses, enriquecer o meu CV com esta experiencia enquanto Observadora Internacional (mais concretamente o nome pomposo que dão ao que estou aqui a fazer e Legal and Voter Education Electoral Adviser) e, em Julho, quando regressar, então aí retomar o projecto Take us to Bruges e inscrever-me no ano lectivo de 2012 – 2013. Contudo, se vocês que estão aí, com acesso a internet todos os dias e a velocidade cruzeiro, souberem ou tiverem alguma informação relativamente às bolsas de estudo para o Colégio da Europa por favor façam a gentileza de me informar.

 

Aproveito também para vos dizer que em Janeiro serei transferida do distrito de Maliana para o distrito de Manufahi, por isso voltamos aquela dinâmica de encaixotar as coisas, procurar casa em Same (a minha próxima morada), encontrar casa por lá (vai ser outro filme do caneco) e mudar-me. Se algum de vós tiver por lá algum contacto que me possa ajudar prometo que vos levo daqui um crocodilo de madeira. De referir que em Same – Manufahi só há internet quando o rei faz anos e na esquadra da UN Police (em Maliana temos escritórios das NU mas em Manufahi não, nada, nicles. Uma linha telefónica, uma linha de internet e sempre que precisar de levantar dinheiro para comer ou de ir ao médico, digamos que são para aí 3 horas a conduzir. Tudo em bom portanto. A única coisa assim positiva que me ocorre é o facto de em Same haver peixe fresco, coisa que já não como vai para quase 5 meses).

 

Por fim, algo de que não falo muito porque me custa, porque me dói, porque desde o primeiro dia é e será, até ao dia em que sair daqui, o meu calcanhar de Aquiles: o Sebastião. Esta óptimo como podem ver nas fotografias (basta seguir o link), contínua lindo e é mimado ate mais não. Se me faz falta? Todos os dias. Se hoje tenho a certeza de que o protegi e salvaguardei ao não traze-lo comigo? Tenho.

 

Envio-vos de Timor um abraço sem distância, embrulhado em carinho e gratidão com os votos de que tenham um Santo Natal e um Ano Novo com tudo de bom.

 

Beijos para quem é de beijos e abraços para quem é de abraços.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

email

takeustobruges@gmail.com

mas que sonho é esse que tu tens, Maria?

I have a dream que, para já, passa por Bruges, mais concretamente pelo College of Europe. Acontece que um Master of Arts in EU International Relations and Diplomacy Studies lá em Bruges é coisa para me deixar penhorada por sete gerações. Ora como eu não tenho onde cair morta e estou longe de vir a herdar o que quer que seja, não me resta outra alternativa que não seja vender o recheio da casa. Quem quiser ajudar, basta divulgar.
Eu e o gato agradecemos.

Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

eu quero uma barra catita

Vejam aqui como colocar a barra catita no vosso blog.

faça parte deste sonho